a banda

A Trupe Chá de Boldo é uma banda formada em 2006, em São Paulo, com quatro discos e dois EPs lançados ao longo de 15 anos de estrada.O trabalho mais recente, “Viva lina”, lançado em fevereiro de 2020 e produzido em parceria com Otávio Carvalho, traz cinco faixas criadas a partir do interesse da banda pela vida e obra da arquiteta Lina Bo Bardi. O EP rendeu também o clipe “À lina”, gravado no Teatro Oficina e dirigido por Manoela Meyer.

foto: Pablo Saborido
Com um trabalho coletivo e de permanente experimentação, o grupo sempre apresentou uma sonoridade híbrida, que foge à classificações fáceis, resultado de processos em que cada integrante contribui com múltiplas referências. Para a trupe a mistura não é a meta, mas ponto de partida para a invenção. “Bárbaro” (2010), disco de estreia, foi lançado após quatro anos de trajetória da banda focados na realização de shows pela noite paulistana e na criação de um repertório autoral. O trabalho, com produção de Alfredo Bello (DJ Tudo), possibilitou as primeiras turnês nos anos seguintes e resultou no primeiro videoclipe, “Bárbaro”, dirigido por Binho Miranda. Em 2012 veio o segundo disco, “Nave Manha” (2012), com produção de Gustavo Ruiz, e com ele os clipes “Na Garrafa” e Belém Berlin”, dirigidos por Zé Inlê e Clara Iza (IÊ Filmes). Nos anos seguintes a trupe foi convidada para participar de dois discos de Tom Zé, “Tribunal do Feicebuqui” (2013) e “Vira lata na Via Láctea” (2014), nos quais produziu arranjos e gravou faixas.
O terceiro disco, “Presente” (2015), também produzido por Gustavo Ruiz, se desdobrou no EP de dubs “Presente para Viagem”, realizado em parceria com Victor Rice. “Presente” foi lançado também em vinil no ano seguinte.
foto: Pablo Saborido
“Verso” (2017) – o primeiro disco com produção musical assinada pela própria banda –, reúne versões da Trupe Chá de Boldo para canções de alguns dos parceiros com quem estabeleceu trocas artísticas e afetivas ao longo de seu percurso. São eles: Alzira E, André Abujamra, arrudA, Gero Camilo, Iara Rennó, Juliano Gauche, Léo Cavalcanti, Marcelo Segreto, Negro Leo, Pélico, Peri Pane, Tatá Aeroplano, Gustavo Souza, Fernando Maranho e Tata Fernandes. O disco rendeu os clipes das músicas “We Need Nothing” (Zé Inlê e Clara Iza) e “Meus Vãos” (Abhiyana).
foto: Julia Valiengo

Em seus 15 anos de existência, a Trupe se apresentou nos principais palcos de São Paulo e circulou por cidades como Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Vitória (ES), Londrina (PR), Fortaleza (CE) e dezenas de cidades do interior paulista. Para o próximo ano, a banda planeja o lançamento de seu sexto álbum.

 

Trupe Chá de Boldo é: Ciça Góes, Filipe Nader, Gustavo Cabelo, Gustavo Galo, Guto Nogueira, Julia Valiengo, Leila Pereira, Marcos Grinspum Ferraz, Pedro Gongom, Rafael Werblowsky, Remi Chatain e Tomás Bastos.

foto: Bob Wolfenson

CONTATO PARA SHOWS:

Gustavo Ramus / ramusproducao@gmail.com


ASSESSORIA DE IMPRENSA:

Marcos Ferraz / marcosgferraz1@gmail.com